Brincos para Homens no Judaismo

Pois é… demorou mas a idade chegou pra mim ( só pode ser a isso).
Sempre tive uma postura “rebelde” quando se diz costumes de Religião. Tenho algumas ainda. Acho que religião realmente é opio do povo (no bom velho Alemão de cada dia “”Die Religion … Sie ist das Opium des Volkes” ).
Porém , de acordo com a parasha dessa ultima semana, eu tenho que dar o meu braço a torcer.
Um adorno tão simples pode causar um enorme buraco no Mundo Espiritual.
Eu que amo tatuagens , piercing, brincos e alargadores bati de frente com a Torah nesse ultimo dia da semana ( Shabbat).
Segue o texto retirado da Torah onde O Eterno da sua opinião sobre brincos em homens.
“…Êxo 21:5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;
Êxo 21:6 então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre…”
Aqui vemos com clareza qual o significado de um brinco para a cultura e leis dado pelo Eterno a Moshê.
O brinco na orelha masculina, significa escravidão perpétua.
Israel, se encontra nesse texto no deserto, e ali O Eterno começa a dar dicas ou preceitos de como um povo segundo os olhos do Eterno seria um povo bom.
Foi dado pra Israel um conselho: Quando um homem contrai um dívida e, ele não pode pagar por essa dívida, ele se torno escravo de quem ele esta devendo. O máximo de tempo que ele vai servir o seu credor seria de 6 anos. Depois desse tempo a escravidão estaria finalizada com a dívida paga pelo devedor.
Portando se nesse tempo o devedor se casar e gerar filhos, o credor tinha o direito sobre essa família. O devedor, depois de trabalhar pra pagar sua dívida teria que deixar a casa do seu senhor e NÃO poderia levar consigo sua esposa e filhos.
Porém havia um outra possibilidade. O devedor viveria o resto da sua vida servindo o seu credor. Porém para que isso acontece-se, o credor levaria o devedor até um juiz ou ancião, e como testemunha esse juiz/ancião furaria a orelha do devedor no umbral da casa do credor, e a partir daquele momento o devedor seria escravo/servo do seu credor por escolha própria ou por motivos de família. Lembrando que a escravidão no meio do povo judeu era totalmente diferente do que conhecemos pela escravidão dos negros. Era proibido por leis os maus tratos, o o senhor sustentava o credor em tudo. 
Para O Eterno brincos em orelhas de homens significa que aquele homem é escravo, e O Eterno não se agrada de escravos. Tando que aquele simbolo em Israel era de vergonha, pois um homem escravo nunca teria uma vida livre.
Hoje, por não guardas as leias, esse conceito se perdeu, se perdeu na cultura humana porém  não se perdeu na cultura do Eterno.
Todo homem que usa brincos na orelha é visto como escravo por aos olhos do Eterno, e fica a pergunta que nunca quer calar, escravo de quem?
Essa era a resposta que eu deveria ter recebido dos meus lideres quando estava na adolescência vivendo no Cristianismo.
Então se você se pergunta porque judeu não usa brincos, esta ai a resposta. Somos um povo livre e por mais que o adorno agrade alguns, brincos em homens é visto com falta de aprovação por Adonai, pois D’us não tem escravos, Ele tem filhos.

( texto de: @davidpinaffo)

Deixe um comentário

